Sexta Livre

Wania Corredo | 20 anos de Fotojornalismo
Lançamento do documentário sobre os 20 anos da carreira da fotojornalista Wania Corredo. Bate-papo de Wania com Guillermo Planel, diretor do doc, mediação da fotógrafa Erika Tambke.
Wania Corredo é carioca, fotojornalista dos principais jornais brasileiros e tem seu trabalho em várias publicações nacionais e internacionais. Hoje, é uma das fotógrafas mais premiadas do país colecionando prêmios como o internacional Rey de España e os principais nacionais, como Prêmio Esso de Jornalismo, Prêmio Embratel de Imprensa, Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, Prêmio Caixa Econômica de Jornalismo Social, Prêmio Senai de Jornalismo, além de várias menções honrosas com a do Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos. Wania é documentarista independente e fundadora do “Movimento Fotógrafas Brasileiras”.
Guillermo Planel nasceu em Montevideo, Uruguai e vive no Rio de janeiro desde 1971. É jornalista, fotógrafo, documentarista, bacharel em Comunicação Social pela FACHA e é pós graduado em Comunicação e imagem pela PUC-RIO. Um dos principais focos de seu trabalho é a relação da imprensa e do fotojornalismo com a sociedade civil, através das questões que envolvem assuntos relacionados a direitos humanos, comunicação, manifestações, conflitos armados e segurança pública.
Erika Tambke é fotógrafa independente, Doutoranda em Mídia e Mediações Sociais na ECO/UFRJ, Mestre em Cultura Visual pela Birbeck College, University of London e Bacharel em Geografa (UFRJ), Erika conta com uma experiência de 12 anos no mercado de fotografa. Foi gerente de atendimento do Programa Imagens do Povo de 2012 a 2015, Rio de Janeiro. Na Inglaterra, trabalhou de 2006 a 2010 como jornalista e fotógrafa, especializada em cultura brasileira no Reino Unido. Trabalha como professora de fotografa em diferentes escolas, entre elas o SENAC. Nos últmos três anos vem partcipando e/ou organizando como moderadora de mesas-redondas sobre fotografa organizadas pela Magnum no Brasil, World Press Photo, entre outros.