Sexta Livre

SAL | Ricardo Hantzschel
O Ateliê da Imagem apresenta, dia 29/04, na próxima Sexta Livre, a exposição e o lançamento do livro SAL, de RIcardo Hantzschel. A exposição é composta por 19 fotografias impressas em papel salgado com tonalização (viragem) a ouro sobre papel Fabriano. SAL é uma documentação poética sobre o processo de extração manual de sal realizado na região dos lagos no Rio de Janeiro, mais especificamente nos municípios de Araruama e Arraial do Cabo. O trabalho, iniciado em 2011, busca ressaltar aspectos estéticos da extração salineira e seus personagens ainda ativos, objetivando conhecer e dar visibilidade a um modo de produção que se mantém inalterado desde o século XIX. Um ofício que, por questões econômicas, climáticas e sociais, tende a se extinguir silenciosamente na próxima década, com mudanças significativas na paisagem local.
O livro SAL apresenta textos do artista e fotógrafo luso brasileiro Fernando Lemos, da curadora de fotografia Rosely Nakagawa e da curadora de arte contemporânea Paula Braga e as imagens do ensaio fotográfico vencedor do XIV prêmio Funarte Marc Ferrez de fotografia, documentando o percurso criativo/empírico do fotógrafo Ricardo Hantzschel. Na parte final, visando a propagação do conhecimento, uma pesquisa de materiais com o papel salgado é descrita e ilustrada minuciosamente.
Ricardo Hantzschel é jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Fotografia e Mídia pelo Senac-SP é fotógrafo profissional desde 1987. Em 2003 foi vencedor do Prêmio Porto Seguro de Fotografia, São Paulo 450 anos, e em 2015 ganhou oPrêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia com o ensaio Sal. Figura no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2001. Desenvolve o projeto educacional em linguagem visual “Cidade Invertida” há seis anos, com atuação em entidades da periferia, faculdades, museus e eventos fotográficos. A ação conta com um trailer adaptado para ser câmera obscura e laboratório químico preto e branco, dando ao projeto um caráter itinerante.