Sexta Livre

Projeto PORTIFÓLIO | Coordenação Felipe Scovino e Sergio Martins
Depois de duas edições no MAC, o projeto Portifólio volta ao Ateliê e traz em outubro Daniel Lannes como artista convidado e Felipe Scovino, Marcelo Campos e Pedro França como debatedores/dialogadores. O projeto Portifólio nasceu da necessidade de uma troca constante entre crítica, artista e público das artes visuais. Portifólio possui um caráter experimental em sua concepção, visando envolver artistas e críticos emergentes numa espécie de fogo-cruzado produtivo. É, portanto, um exercício de confronto com trabalhos e suas questões. Neste sentido, os objetivos do formato são: 1) tomar como ponto de partida para o debate obras e trajetórias artísticas específicas, em vez de conceitos generalizantes e 2) evidenciar o pensamento crítico em construção, isto é, colocar em pauta também as próprias formas de se pensar a arte, trazendo – além da própria obra em sua formação – estes processos para perto do público. O projeto pretende convidar artistas cujas produções tenham sido iniciadas ou amadurecidas no decorrer dos anos 2000. Os críticos participantes de Portifólio também estarão submetidos ao caráter experimental do projeto: não será exigido destes um profundo conhecimento prévio dos trabalhos em questão, de modo a pôr em evidência as dúvidas e tensões inerentes à crítica em seu embate vivo com o trabalho do artista. O projeto visa instituir um ambiente de risco, no melhor sentido da palavra. Daniel Lannes é artista plástico, formado em Comunicação Social pela PUC-RIO. Estudou pintura na State University of New York e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Participou de exposições individuais no Centro Cultural Cândido Mendes, em 2006, no Centro Cultural São Paulo, em 2007, e na Galeria Choque Cultural, em 2008. Também em 2008, ganhou bolsa residência no The Idyllwild Arts Painting’s Edge program, California, EUA. Em 2009, participou da coletiva Nouvelle vague, na Galeria Laura Marsiaj. Felipe Scovino é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA/UFRJ), onde também realiza o seu pós-doutorado com bolsa da Faperj. É autor do livro Arquivo Contemporâneo (7Letras, 2009) e está organizando Cildo Meireles (Azougue Editorial). Escreveu artigos para as revistas Third Text, Arte & Ensaios, Tatuí, Concinnitas e jornais O Globo e Jornal do Brasil. Foi ganhador da bolsa estímulo à produção crítica em artes pela região sudeste (Funarte/MINC, 2008). Marcelo Campos é professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte e Coordenador da graduação em artes do Instituto de Artes da UERJ. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV da Escola de Belas Artes/ UFRJ. Desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea. Possui textos publicados em periódicos, livros e catálogos nacionais e internacionais. Curador de diversas exposições, tais como: Alcova, RJ; Sertão Contemporâneo RJ/BA; Desenho em todos os sentidos, RJ. Pedro França é artista plástico e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É formado em desenho industrial e mestrando pelo Programa de História Social da Cultura (PUC-Rio). Tem publicados textos sobre as obras de Bob N e Orlando Mollica.