Sexta Livre

Primeira Sexta Livre de 2015!
Dia 23 de janeiro, às 19h – entrada franca
Apresentação do Livro Quebrar Barreiras – O Estigma da Lepra, do alemão Heiner Pflug + bate-papo
Em sua primeira Sexta Livre do ano,no dia 23 de janeiro, às 19h, o Ateliê da Imagem Espaço Cultural abre sua programação com a apresentação do livro Quebrar Barreiras – O Estigma da Lepra, do renomado fotógrafo alemão Heiner Pflug.
O livro é resultado de pesquisas de campo, de inúmeras visitas e
permanência nas colônias, das conversas com os portadores de
hanseníase e de fotografias feitas nessas comunidades.
A motivação ter feito o livro é fundamentada em dois fatores:
a) uma documentação tocante a uma população marginalizada, segregada e esquecida pela sociedade brasileira;
b) e o preconceito dentro da sociedade brasileira que continua rejeitando os portadores da hanseníase, um preconceito à base de falta de conhecimento dos fatos e da consequente ignorância.
O livro se destinou à classe médica brasileira, formadores de opinião, políticos e administradores do governo federal e dos governos estaduais, tanto como o público em geral. O formato do livro na dimensão de 28x32cm, sua capa dura e seu conteúdo de 150 páginas é de alta qualidade artística. O texto do livro foi revisado por altas autoridades do Ministério da Saúde e aprovado no seu conteúdo, apesar de ser provocativo na narração dos fatos jamais comunicados.
Heiner Pflug nasceu na Tanzânia, É um cidadão alemão, mas viveu e trabalhou em países de vários continentes. Ele adota a filosofia de que um “estilo facilmente reconhecível” seria um indicativo de que sua carreira perdeu o inestimável elemento-surpresa, algo que ele considera fundamental em seu trabalho.
Heiner obteve reconhecimento merecido em muitos concursos nacionais e internacionais. Nos últimos ele realizou cinco exposições coletivas e quatro individuais. Ele publicou em edição particular um total de nove livros, preparando para ser lançado o décimo em 2015.