Sexta Livre

Porto | abertura da exposição de Valda Nogueira
A Galeria do Ateliê da Imagem encerra o ano de 2017 apresentando a exposição Porto, com 17 fotografias da artista Valda Nogueira e curadoria de Daniella Géo.
Sobre a exposição, a artista conta que “Porto é um projeto fotográfico sobre o lugar onde cresci – Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, uma pequena comunidade pesqueira, com um passado bastante próspero e que hoje se encontra em processo de avançada degradação ambiental, o que levou a região a anos de ostracismo”, diz ela.
Com esse trabalho, Valda Nogueira retorna ao lugar onde cresceu para reconhecer esse território com todas as suas particularidades – a espiritualidade, os peixes, os velhos, as mulheres, a natureza – criando um inventário cujos elementos desenham uma narrativa poética e ao mesmo tempo comprometida com a construção de uma memória.
Sabendo que o vínculo com o passado (ancestralidade) é formador de identidade, ela entende que, nesse projeto, a oportunidade de fortalecimento dessa identidade contribui para uma narrativa sobre uma região que se diferencie da narrativa dominante, sempre contada sob a perspectiva da violência e do abandono.
Valda Nogueira
Atua em fotografia documental humanista. Atualmente, estuda Artes Visuais na UERJ. Povos, territórios e cultura são os temas centrais em seus projetos. É formada pela Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas.
Daniella Géo
Curadora e crítica independente. Reside em Antuérpia, Bélgica. Doutora em Estudos cinematográficos e audiovisuais pela Sorbonne Nouvelle-Paris III (foco em Fotografia/Arte contemporânea).
Foi curadora na 4e Biennale de Lubumbasshi, RD Congo (2015). Foi co-curadora da Biennale internationale de la Photographie et des Arts visuels de Liège. Curadorias recentes incluem as retrospectivas Charif Benhelima: Polariods 1998-2012, MAC de Niterói, MON, Curitiba e Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012, MAM – Rio, MON – Curitiba e MAC – USP.