Sexta Livre

O Público e o Mercado de Fotolivros | debate
Na próxima Sexta Livre, dia 30/06, às 19h, o Ateliê da Imagem convida para o debate “O Público e o Mercado dos Fotolivros”, com os convidados Joaquim Paiva, Walter Costa e Andrezza Cerqueira que conversam com Rony Maltz.
Joaquim Paiva, Rio de Janeiro, 1946, fotógrafo, colecionador de fotografia brasileira e estrangeira contemporâneas, escreve seus diários literários e visuais desde 1998. // Últimas exposições como fotógrafo: Maison Européenne de la Photographie-MEP, Paris, junho a agosto de 2016; Fotografias: SESCCopacabana, Rio de Janeiro, 2013; Centro Cultural da Caixa, Brasília, 2010 // Publicou como fotógrafo “Farsa Truque Ilusões”, Lp press, Rio de Janeiro, 2017; e “Foto na Hora: Lembrança de Brasília”, Centro de la Imagen, Cidade do México, 2013. // Obras em museus: Museu de Arte do Rio-MAR, 2017; MEP, Paris, 2016; Centro de la Imagen, Cidade do México, 2011; MAM-Rio, 2005; Museo de Bellas Artes, Buenos Aires, 1998 // Leitor de portfólios no FotoFest Houston, EUA, desde 2000, a cada dois anos; no FestFotoPoa em Porto Alegre e FotoRio, entre outros.
Walter Costa (Itália) é editor independente e fotógrafo com base em São Paulo. Trabalha com autores brasileiros e internacionais no desenvolvimento de seus projetos de fotolivro. Pesquisador e professor na área da edição e do visual storytelling, estuda os hibridismos narrativos entre fotografia e outras linguagens. A partir desta pesquisa criou o projeto The Rising Card, um baralho de cartas com dicas e exercícios para ajudar autores e editores editar seus projetos. É fundador do grupo de discussão sobre fotolivros TRAMA, que desde 2014 organiza eventos e workshops pelo continente. É coordenador do grupo de estudos LOMBADA-Laboratório de Fotolivros em São Paulo.
Andressa Cerqueira nasceu em São Paulo, é escritora e fotógrafa. Formou-se em 2013 pelo Bacharelado em Fotografia do Senac-SP. Em 2014, participou da residência LabMIS de fotografia do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, onde desenvolveu dois de seus três heterônimos: Ella A. e Sam Terri, que trabalham simultaneamente fotografia e contos de ficção. Também em 2014, lançou “Matrioska”, um livro de contos e fotografias de autoria do heterônimo Ella A. Em 2015 desenvolveu o heterônimo Olga Gaia, que trabalha com fotografias apropriadas. Em 2017, publicou o fotolivro “Intimidade Miojo”, de autoria do heterônimo Sam Terri. Todos os heterônimos escrevem para o blog “Histórias nem tão reais”. Desde 2014, trabalha para a Editora e Livraria Madalena, sendo responsável pela seleção de títulos da Livraria, e acompanhamento dos projetos da Editora.
Rony Maltz é professor e artista visual, Mestre em Fotografia pelo ICP-Bard College (NY). Faz livros de fotografia e projetos multimídia que exploram as convenções do estilo documental e as fronteiras entre texto e imagem. Em 2017, seu livro “Riocities” foi selecionado no Fotobookfestival Kassel Dummy Awards, na Alemanha, e no 10×10 AWAKE, dos EUA, e exibido em festivais em Istambul, Lodz, Madrid, Nova York e Pittsburg, entre outros. Criou o projeto multimídia “Borges: Obras Completas” e a vídeo-instalação “Reading/Readers”. Teve seu trabalho recentemente exposto no DUMBO Arts Festival, International Center of Photography e MoMA P.S.1, em Nova York; e no Centro Cultural Sérgio Porto, Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Produtor da Feira URCA de Fotolivros e curador da exposição Livros Possíveis, no Ateliê da Imagem (RJ), onde leciona sobre arte impressa. Editor pela {Lp} press, selo próprio especializado na produção de livros de fotografia em edições limitadas. ronymaltz.com / lppress.org / arteabrasiva.com
O evento faz parte da programação da 3ª Feira URCA de Fotolivros que acontecerá no sábado, dia 01/07, das 11h às 19h e contará com a participação de editoras independentes, além da festa Tropicanalia, sob o comando da DJ Kelly Lima. Na feira haverá ainda o lançamento do livro Farsa Truque Ilusões, de Joaquim Paiva (estará autografando), além da dinâmica Fototarô – edição express de projetos fotográficos com o baralho The Rising Card, coordenada por Walter Costa a partir das 14h (para aqueles que se interessam em participar, serão sessões de 15 min para cada participante que deverá levar uma série de fotos para serem editadas). A dinâmica acontecerá durante 1h30.
A 3a Feira URCA de Fotolivros tem a coordenação da {LP} press, quaseditora e Ateliê da Imagem.
© Joaquim Paiva, do livro Farsa Truque Ilusões