Sexta Livre

Lançamento de livros + bate papo com Antonio Fatorelli e Leila Danziger
No dia 29/11 às 19h, o Ateliê apresenta em sua Sexta Livre o lançamento dos livros Diários públicos: entre memória e mídia de Leila Danziger (Editora Contra Capa | FAPERJ) e um bate-papo sobre o livro Fotografia Contemporânea – Entre o Cinema, o Vídeo e as Novas Mídias de Antonio Fatorelli (UFRJ).
Percorrido pelas negociações entre memória e esquecimento, Diários Públicos apresenta as principais séries de trabalhos da artista plástica carioca Leila Danziger, realizadas entre 1996 e 2012. Publicada com apoio do edital de auxílio à publicação da FAPERJ, a edição reúne 142 imagens e ensaios críticos de Fernando Cocchiarale, Luiz Cláudio da Costa, Márcio Seligmann-Silva, Marina Polidoro, Sheila Cabo Geraldo, Raphael Fonseca, Vera Lins e Wilton Montenegro, além de quatro textos e um poema da artista.
Em Fotografia Contemporânea – Entre o Cinema, o Vídeo e as Novas Mídias, Antonio Fatorelli discute a natureza múltipla da fotografia contemporânea, neste momento atual de notável expansão das fronteiras da fotografia, do cinema, do vídeo e das novas mídias. Trata também das alterações fomentadas pela tecnologia digital nos domínios do espectador e da imagem.
Leila Danziger é artista, professora da Uerj e pesquisadora do CNPq. Graduou-se em artes pelo Institut d’Arts Visuels d’Orléans, França, e concluiu doutorado em história pela PUC-Rio. Em 2012, publicou Três ensaios de fala (poesia, 7Letras) e Todos os nomes da melancolia (Apicuri). Entre suas exposições recentes, destacam-se: What Vanishes, e What Resists (BAAD Gallery, Tel Aviv, Israel, 2011); Felicidade-em-Abismo, (Capela da EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, 2012).
Antonio Fatorelli é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu pós-doutorado, na Princeton University, em 2006. Professor associado da ECO/UFRJ e estudioso da imagem e das novas mídias, também é pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ) e coordenador do projeto Midiateca da ECO/UFRJ, financiado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Fatorelli tem vários livros publicados, Fotografia e viagem: entre a natureza e o artifício (Relume Dumará, 2003); Limiares da imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea (Mauad, 2006); Fotografia e novas mídias (Contra Capa, 2008); O que se vê o que é visto: uma experiência transcinemas. (Contra Capa, 2010). Participou de várias exposições de fotografia e de imagem digital. Em sua produção artística, predomina a dimensão experimental e conceitual.