Sexta Livre

Câmera Obscura e Experimentações na Fotografia
A próxima Sexta Livre, dia 18/08, às 19h, em comemoração ao Dia Internacional da Fotografia apresenta Câmera Obscura e Experimentações na Fotografia, com as convidadas Ana Angélica Costa e Tatiana Altberg e mediação de Leandro Pimentel. A ideia é conhecer e conversar sobre trabalhos fotográficos que hoje se utilizam da câmera obscura como uma alternativa de linguagem.
Ana Angélica Costa é artista visual, pesquisadora e produtora cultural, mestre pelo PPGArtes da UERJ, especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, e graduada em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela UERJ. É uma das fundadoras do Projeto Subsolo, produtora de arte com foco em fotografia e arte contemporânea que atuou no Rio de 2005 a 2015. Possui ampla pesquisa em fotografias feitas com câmeras pinhole e experimentos com câmeras obscuras. Em 2013 desenvolveu a caixa Continente: Pinhole, e foi contemplada com o XIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia Funarte e com o Edital de Fomento de Artes Visuais da Prefeitura do Rio de Janeiro para desenvolver a publicação Possibilidades da câmera obscura, lançada em 2015. No mesmo ano mudou-se para Campinas e fundou a Câmera Lúcida (www.cameralucida.com.br). Em 2017 foi responsável pela Curadoria do eixo Imagem Mágica dentro do Festival Hercule Florence de Fotografia. Tem obras na Coleção Joaquim Paiva, em comodato com o MAM-Rio e já participou de diversas exposições coletivas e individuais.
Tatiana Altberg é artista visual com ampla experiência em projetos ligados à fotografia, design e educação. Em 2005 publicou o livro Sí Por Cuba, pela Ed. Cosacnaify. Em 2008 foi contemplada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística. Em 2016 foi selecionada pelo programa Rumos do Instituto Itau Cultural com o projeto “Retrato Falado”. Tem fotografias pertencentes à Coleção Joaquim Paiva, atualmente em regime de comodato no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2003, criou o projeto Mão na Lata em parceria com a oscip Redes da Maré para jovens das comunidades da Maré, que desde então têm participado de exposições, seminários e publicações. O projeto gerou dois livros Mão na Lata e Berro D’água (2006) ed. Nova Fronteira e Cada dia meu pensamento é diferente (2013) Ed. NAU, e o curta metragem de animação Caio (2015).
Leandro Pimentel é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Fez doutorado em Tecnologias da Comunicação e Estéticas e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. Realizou estágio no grupo de pesquisa AIAC/Arts des images & Art Contemporain, na Universidade Paris 8. Tem especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC/RJ e em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela UCAM. É autor do livro O inventário como tática: a fotografia e a poética das coleções (Editora Contracapa, 2014) e organizador das coletâneas Fotografia Contemporânea, desafios e tendências (Editora Mauad X, 2016) e Escritos sobre fotografia contemporânea brasileira (Editora Circuito, 2015). É professor colaborador da Escola de Fotografia e Artes Visuais Ateliê da Imagem e do curso de Pós-Graduação Latu Sensu Fotografia e Imagem (IUPERJ-UCAM). Trabalhou como fotógrafo contratado para as revistas Manchete e Isto É Gente e como fotógrafo free lance colaborou com as revistas Època, Caras, Contigo, Capricho e para os jornais O Globo, O Dia e Tribuna da Imprensa. Participou de exposições coletivas como artista, fotógrafo e curador.
foto da série Etéreos © Ana Angélica Costa