Sexta Livre

Buscadores, exposição de Calé + projeção Criatividade na Cor
Nesta Sexta Livre, a partir de 19h, além da abertura de Buscadores, exposição de Calé, teremos também a projeção com os trabalhos finais dos alunos do curso Criatividade na Cor, ministrado por Walter Firmo. Participam: Bruno Lacava, Carla Tovar, Claudia D’Elia, Elvira Lobato, Inayá Lima, Sueli Logullo e Tágila Melo. Todos convidados!
Buscadores:
Após ser exibida na Dinamarca, Rússia, Argentina e Bolívia, e participar de coletivas EUA e Irlanda, a premiada série Buscadores, do fotógrafo Calé, finalmente poderá ser vista no Rio de Janeiro. A exposição, que tem curadoria de Angela Magalhães e Nadja Peregrino, apresentará cerca de 14 imagens em grandes formatos da série produzida entre 2010 e 2013.
A série propõe uma análise de como o indivíduo vive, se adapta e se conforma dentro das grandes cidades. Calé acredita que ao crescermos nos distanciamos da nossa essência, à medida que nossa espontaneidade é reprimida e nosso ego é formado por camadas de padrões emocionais adquiridos. De uma certa maneira, nossa neurose pode ser medida no distanciamento que há entre nosso ego e nossa essência. A cidade e a velocidade de suas mudanças entram como uma representação dessa identidade mais superficial que nos impulsiona diversas vezes a responder sem pensar: – sou flamenguista, – sou carioca, – sou arquiteto. Sem nunca chegar realmente a quem somos.
Fotógrafo profissional há 16 anos, Calé já contribuiu com publicações como National Geographic Brasil e Japão, Newsweek, NY Times, Vogue, GQ, Trip, TPM Playboy entre inúmeras outras. Tem em sua cartela de clientes comercias marcas como Antonio Bernardo, Salinas, Leeloo, Odara, Banco icatu e Cachaça Leblon. Nos últimos três anos vem se dedicando cada vez mais aos seus trabalhos autorais, reflexo de uma grande mudança em sua vida. Hoje seu trabalho reflete o universos de vivências interiores, onde predominam os conflitos relacionados ao amor, sexualidade, identidade e espiritualidade. Em 2011 recebeu o Prêmio Iberoamericanos e recentemente teve a oportunidade de expor na Dinamarca, Rússia, EUA, Argentina, Irlanda e Bolivia.