Sexta Livre

Arquitetura do Secreto | Conversa e visita guiada
Na próxima Sexta Livre, dia 10/03, às 19h, o Ateliê da Imagem convida para a conversa de artista e visita guiada à exposição Arquitetura do Secreto, de Monica Barki, curadoria de Frederico Dalton. Além da presença da artista e do curador participa da conversa a artista feminista Roberta Barros. Na exposição “Arquitetura do Secreto”, Monica Barki reúne fotografias realizadas em quartos de motéis do Rio do Janeiro. As imagens mostram a própria artista atuando em situações inspiradas por estes ambientes bem peculiares, mas que vão além do normalmente previsto para acontecer ali. A artista se entrega ao confronto com aspectos pessoais e arquetípicos e compartilha com o espectador uma profunda experiência de autoconhecimento. Combinando fotografia, arte e performance, os trabalhos da mostra confirmam a criatividade múltipla e provocadora desta artista com mais de 35 anos de carreira.
Graduada em Comunicação Visual e em Licenciatura em Artes Plásticas pela PUC Rio de Janeiro, 1982, Monica Barki Freqüentou cursos de cerâmica, litografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 1981 e 1986. Entre as principais individuais realizadas destacam-se: Desejo, Galeria TAC (Rio de Janeiro, 2014), Arquivo sensível, Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, 2011), Lady Pink et ses garçons, Galeria Anna Maria Niemeyer (Rio de Janeiro, 2010), Collarobjeto, Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires, 2001), Colarobjeto, Galeria Nara Roesler (São Paulo, 2000), Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2000) e Pinturas, Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, 1992). Suas obras estão presentes nas coleções do MAM-RJ, MAM-SP, Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte), Coleção IBM (Rio de Janeiro e São Paulo), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Curitiba), Itaú Cultural (São Paulo), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Coleção João Sattamini) e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza), entre outras.
Frederico Dalton (Rio de Janeiro, 1960) formou-se em cinema pela UFF e é mestre em comunicação pela UFRJ. Entre 1989 e 1992 estudou fotografia e vídeo na Academia de Arte (Kunstakademie) de Düsseldorf (Alemanha) com Nam June Paik e Nan Hoover. Frederico Dalton produziu textos para exposições e é o idealizador e curador da Galeria Transparente, uma galeria virtual que também se configura como exposição física e que teve exposições e eventos na Fundição Progresso, Sesc Friburgo e Centro Cultural Justiça Federal.
Roberta Barros é artista visual, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ (2013), e vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Teses – edição 2014. Desde 2014 participa do projeto “Arte, Mulher e Sociedade – residência artística em maternidade pública”, no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti/Rio de Janeiro, desenvolvendo trabalhos de performance que envolvem temáticas como violência obstétrica, violência institucional, violência contra a mulher. Em fevereiro de 2016, publicou o livro Elogio ao toque: ou como falar de arte feminista à brasileira (https://www.facebook.com/Elogio-ao-toque-como-falar-de-arte-feminista-%C3%A0-brasileira-165935730453324/?ref=bookmarks).
Atualmente é pós-doutoranda do Departamento de Arte (GAT) do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
*Classificação etária: 16 anos
Clique aqui e confirme sua presença no evento.