Sexta Livre

Apropriação em Débito: Debate, Projeção e Performances
A próxima Sexta Livre do Ateliê da Imagem Espaço Cultural traz em sua programação um debate com um tema bastante atual e polêmico nas artes visuais: A Apropriação. Esse movimento artístico se baseia na assimilação de elementos retirados de uma obra original para a criação de uma nova obra. O termo apropriação também se refere mais especificamente ao fato de citar o trabalho de outro artista para criar uma nova obra. Sherrie Levine é um exemplo emblemático dessa prática com sua obra intitulada After…·.
O debate Apropriação em Débito contará com a participação dos artistas visuais André Sheik, Cleiton e Marco Antônio Portela, que abrirão a palavra para a plateia para um bate-papo. Além do debate, haverá também projeção de imagens e performances, que ocuparão vários espaços do Ateliê.
A apropriação, presente na produção de inúmeros artistas, hora de forma explícita, hora de maneira sutil e quase imperceptível, tem a característica de questionar e/ou provocar uma reflexão sobre autoria, genialidade, criação e originalidade. Para muitos, as apropriações assustam e possuem menor valor artístico. Isso ainda é resultado de uma análise mais próxima de um senso comum sobre o que é arte e suas conecções com a ideia de gênio, aura e originalidade.
Sobre os artistas:
André Sheik
Nasceu no Rio de Janeiro em 1966, músico, compositor e poeta, começou seus estudos em artes visuais em 1999 e já participou de exposições e mostras em Portugal, França, Polônia, Suécia, EUA, Bolívia, Colômbia, Cuba, Venezuela e Brasil. Desde 2006 apresenta seus vídeos e fotografias feitos com telefone celular em locais como: Oi Futuro BH; Oi Futuro Ipanema (individual); SESC Teresópolis (individual); MAC Niterói; CCJF; “DOTMOV 2013 Digital Film Festival”; “Paraty em Foco”; Fundação Portuguesa das Comunicações (Lisboa); “FotoRio”; Ateliê da Imagem; “ARTIGO – Feira de arte contemporânea”; entre outros.
Cleantho Viana
Nasceu em Salvador, Bahia, 1964, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formação em Comunicação Social, design gráfico, cinema, televisão e participou do Programa de Aprofundamento 2010, na EAV Parque do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ. 2010 Prêmio Aquisição do Arte Pará 2010 – Fundação Romulo Maiorana,Belém, PA / 2009 Magmart 4th – CAM – Casoria Contemporary Art Museum, Nápoles – Itália / 2008 Primeiro Prêmio do I Salão de Artes Plásticas de Petrópolis 2008 – Centro Cultural Raul Leoni – Petrópolis, RJ / 2007 Athens Video Art Festival – Technopolis – Atenas, Grécia / 2006 Prêmio Video of The Day do OUTVIDEO’06 –International Videoart Festival in Public Spaces – Artpolitika – Rússia; Prêmio novos formatos de criação audiovisual para plataformas móveis, no XII canariasmediafest, Centro Gran Canária Espacio Digital, Las Palmas, Espanha / 2004 Posição 2004 – E.A.V. Parque Lage – Rio de Janeiro, RJ / 2003 Novíssimos – Galeria Ibeu – Rio de janeiro, RJ
Marco Antonio Portela
Mestre em Ciência da Arte pela UFF. Artista Visual, curador independente, participou de exposições coletivas e individuais dentre elas: Sangue Novo no Museu do Bispo do Rosário; Série Migrações na Galeria da UFF; O corpo inventado na Caixa Cultural de SP; Em torno do Entorno no Museu do Ingá; Elas na Galeria LGC. Têm obras em coleções como: Joaquim Paiva, Carlos Barroso, Revista ArteNexus (Miami, EUA) e Centro Cultural de Bellas Artes (Lima, Peru). Coordenou a Galeria Meninos de Luz, no Pavão/Pavãozinho, e a Galeria do Poste – Sucursal Rio. Como curador e agitador cultural, já realizou diversas exposições: Piscinão, na Galeria Murilo Castro, Belo Horizonte; Vacas Profanas no solo sagrado do Pavão/Pavãozinho, na Galeria Meninos de Luz; Mostra o seu que eu mostro o meu, na Casa França Brasil; e Olhares femininos: aqui e lá, Galeria Fotoativa, Belém do Pará.