Sexta Livre

Abertura Symbiosis | Roberta Carvalho
O projeto #Symbiosis, concebido pela artista paraense Roberta Carvalho vem acontecendo desde meados de 2008 e consiste numa série de ações de projeção digital videográfica ou fotográfica em copas de árvores no espaço público da cidade, misturando a um só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo mappping e instalação.
Symbiosi é um termo da ecologia que designa uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes. E é dessa forma que a symbiosi, aqui proposta, ocorre. Entre os entes: imagem (arte) e natureza, sendo a natureza hospedeira da arte, criando com ela um novo ser, um UNO. E desta relação uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma criatura verde, uma árvore observadora.
A proposta deste projeto e sua grande peculiaridade poética vai muito além da utilização da árvore como um anteparo para uma imagem, recurso já experimentado por alguns artistas pelo mundo, e leva ao extremo o nome que o designa. Propõe um estudo morfológico das copas das árvores. A imagem que se projeta, figuras humanas geralmente de amazônidas, tem uma relação formal estreita com o desenho da árvore e uma relação simbólica com o lugar onde estas árvores se encontram. É o corpo se adequando ao espaço da natureza, para com ela formar um só organismo, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que suscita reflexões acerca da nossa relação de identidade com a natureza e vice-versa.
A exposição na Galeria do Ateliê apresenta dois vídeos e cerca de 16 fotografias em diversos formatos dos registros de intervenções já realizadas pela artista em lugares diversos como a Ilha de Combú e Belém(PA), Paraty (RJ) e Sorocaba (SP). Uma intervenção numa árvore do jardim do Ateliê da Imagem e no dia da abertura um bate-papo com Roberta. A curadoria é de Patricia Gouvêa, com texto de Mariano Klautau Filho, Curador do Projeto Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, do Pará, que Roberta ganhou no ano de 2011.