Sexta Livre

Abertura Rota Raiz – Impressão em Processo, de Pedro David
Rota Raiz – Impressão em Processo, individual do premiado fotógrafo mineiro Pedro David, apresenta 16 trabalhos que misturam imagens, escrita e desenho, nascidos dos acasos gerados pela distribuição lógica, mas incompreensível, das provas dos cadernos do livro homônimo abertos nas folhas de papel de 66×96 cm. A exposição é uma amostra destes bastidores da impressão de um livro, e de fugas que as imagens podem empreender quando são postas à prova. O livro Rota Raiz será lançado nesta mesma noite. Pedro também irá ministrar o workshop Fotografia de Busca, no dia 6/7 (sábado), de 9h30 às 18h30.
Lançado em Tiradentes (MG) e no Madalena Centro de Estudos da Imagem (SP) Rota Raiz com 128 páginas, traz 70 fotografias em cor, alguns desenhos e reproduções de objetos misteriosos, parte do esforço de David para materializar no presente as impressões que guardou de seus primeiros anos, desejo que o impeliu a sair pelo sertão, sem, porém encontrar os cenários que procurava. Um “documentário imaginário” sem fim, editado em forma de um bloco de notas de um viajante incansável, que dirige por estradas desertas e duvidosas sem nenhum objetivo específico.
Rota: Raiz pode ser lido, ao mesmo tempo, como ficção, pois é uma metáfora para a ontológica busca do homem contemporâneo por suas raízes e auto conhecimento; e como documentário, pois mostra muito da atmosfera do sertão, seus arredores, habitantes, e viajantes com sua necessidade imperiosa de se deslocar para tentar alcançar novos mundos vislumbrados através da televisão e do marketing industrial.
Pedro David
Santos Dumont (MG -1977). Formado em jornalismo em 2001 pela PUC- Minas. Cursou pós graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard – UEMG, em 2002. Publicou em abril de 2008, pela editora Cosac Naify, o livro Paisagem Submersa, em 2012, O Jardim, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, e em 2013, Rota Raiz, pela editora Tempo D’Imagem. Participa de coleções de arte privadas e públicas no Brasil e no exterior. Ganhador de diversos prêmios: Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia – 2012; II Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea – 2102; Prêmio Brasília de Arte Contemporânea- 2012; Prêmio Especial do 31º Arte Pará – 2012; Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger – 2011; Prêmio União Latina – Martín Chambi de Fotografia – 2010; Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia – 2005; Mostra Competitiva do 32º Festival de Inverno da UFMG – 2000.