Sexta Livre

Abertura da Exposição OBSCURA: algumas câmeras e suas imagens
Dia 01/08, sexta | 19h
Em sua próxima Sexta Livre, o Ateliê da Imagem Espao Cultural inaugura a exposição OBSCURA: algumas câmeras e suas imagens, com curadoria de Ana Angélica Costa. A exposição apresenta imagens feitas com câmeras artesanais e que exploram o fenômeno da câmera obscura.
O princípio da câmera obscura é o fenômeno ótico responsável pela formação da imagem no interior de qualquer dispositivo produtor de imagens, seja uma câmera analógica, digital ou mesmo um smartfone. Qualquer lugar ou recipiente totalmente escuro no qual a luz atinja o interior por um pequeno orifício é capaz de formar uma imagem (de cabeça para baixo e invertida).
A exposição OBSCURA: algumas câmeras e suas imagens procura evidenciar como um determinado tipo e formato de câmera determina a imagem que com ela se pretende obter, aumentando o leque de escolhas e possibilidades a se levar em conta em um projeto fotográfico. Serão expostas diferentes imagens de artistas e fotógrafos junto com as câmeras que as originaram.
Existe hoje um forte (e crescente) interesse pela fotografia feita com câmeras artesanais e pela conjugação de equipamentos tecnológicos e precários para a obtenção de uma foto única, com estética e modo de fazer diverso daquele das câmeras digitais de smartfones aos quais estamos tão acostumados atualmente.
A exposição pretende contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre o papel da imagem na arte e na vida contemporânea, bem como mostrar as possibilidades artísticas e conceituais da construção de aparelhos produtores de imagens.
Artistas convidados: Ângela Rolim, Dirceu Maués, Luiz Alberto Guimarães, Maria di Andrea Hagge, Miguel Chikaoka, Monica Mansur,Paula Trope, Tatiana Altberg e grupo Mão na Lata e Tiago Rivaldo.