Sexta Livre

Abertura da exposição “depois d antes”, de Cesar Barreto
Ao longo do trabalho de documentação fotográfica para a exposição ANTES – HISTÓRIAS DA PRÉ-HISTÓRIA, em exibição no CCBB a partir de 12 de outubro, tive a rara oportunidade de fotografar uma pequena seleção de sítios arqueológicos onde o a arte rupestre se faz representar em sua melhor forma. Em pequenas tocas ou em verdadeiras galerias ao ar livre, com até dezenas de metros de paredes pintadas ou gravadas, pude testemunhar um depoimento visual de força incontestável e de beleza indescritível. E certamente irretratável em sua plenitude estética e histórica. Assim, não tive como resistir aos freios da ciência e interesses imediatos da exposição que me contratara, vendo de imediato a possibilidade de trazer estas obras para um contexto de galeria de arte e dar-lhes então uma interpretação mais livre e emotiva, mais próxima daquilo que experimentei ao vivo. SOBRE AS FOTOS Grande parte deste trabalho foi realizada no Parque Nacional da Serra da Capivara, em períodos noturnos ou com uso de luz artificial, de forma a reproduzir uma provável situação típica de 9.000 anos atrás. A luz quente e dirigida permite uma leitura tremendamente mais rica que a observada sob a luz solar, quando o relevo da rocha sobressai ao desenho estampado. Podemos então perceber traços antes quase apagados e superposições de desenhos que demonstram, em alguns sítios, milhares de anos de ocupação sucessiva por inúmeras culturas e gerações. As pinturas nos encantam por apresentar uma clara expressividade plástica e expressiva, e que se reforça por uma incrível economia de traços e recursos estilísticos, em muitos momentos exibindo uma contemporaneidade indiscutível. Os temas retratados igualmente se revelam atualíssimos, apresentando cenas de caça, batalhas, sexo, diversão, família e rituais de todos os tipos, o que nos leva a questionar seriamente o quanto evoluímos desde então. (Cesar Barreto)
SOBRE O AUTOR Fotógrafo carioca, com 29 anos de carreira, tem trabalho autoral reconhecido sobre o Rio, que retrata em preto-e-branco segundo inspiração também secular, atuando também como instrutor diletante, printer para vários outros fotógrafos de sua afeição e profissional na reprodução dos assuntos de arte em geral.