Sexta Livre

Abertura da exposição coletiva USO DA IMAGEM
O Ateliê da Imagem recebe, a partir do dia 04 de outubro, sexta, 19h, a exposição coletiva USO DA IMAGEM, curadoria de Keyna Eleison. Participam artistas das Coletivas TROVOA e COOPERATIVA DE MULHERES ARTISTAS.
USO DA IMAGEM é uma exposição-convite. Um proposta para que todas as pessoas, mesmo que passando pela exposição, sejam tomadas por ela. Sem sair das artes visuais, a exposição atravessa a fotografia e usa muitas saídas para a imagem. Compostas por dois coletivos de artistas, a exposição parte de um universo da intimidade para expor. A troca entre público e privado com imagens em objetos, sons, cores e formas.
COOPERATIVA DE MULHERES ARTISTAS
A CoMA tem como proposta a construção de novos modos de agenciamento no campo da Arte Contemporânea Brasileira. Nosso coletivo é heterogêneo, composto de artistas, educadoras, curadoras, pesquisadoras, psiquiatra, poetas, ativistas, mães e não mães. Apostamos nessa multiplicidade como estratégia de infiltração da mulher artista como agente coletivo de transformação para um novo modo de economia artística.
TROVOA
Trovoa é um movimento nacional de articulação nas artes visuais que defende a ideia de um grupo não homogêneo, galgando espaço de liberdade subjetiva onde as expectativas e limitações do sistema vigente de arte não sejam um enquadramento possível. Atualmente, contamos com uma mobilização de cerca de 150 artistas e curadoras pelo Brasil que ativam exposições, oficinas, seminários e outras atividades em suas respectivas cidades. No Rio de Janeiro, onde teve início a movimentação, Trovoa é formado por Ana Almeida, Ana Clara Tito, Carla Santana, Keyna Eleison e Laís Amaral.
KEYNA ELEISON
Curadora. Pesquisadora, herdeira Griot e xamânica, narradora, cantora, cronista ancestral. Mestre em História da Arte e especialista em História da Arte e da Arquitetura pela PUC – Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); bacharel em Filosofia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Membro da Comissão da Herança Africana para laureamento da região do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial (UNESCO). Curadora da 10a. Bienal internacional de Arte SIART, na Bolivia. Atualmente cronista da revista Contemporary&, e Professora do Programa Gratuito de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.