Sexta Livre

A fotografia | Victor Naine
Além de estarmos iniciando o mês da Fotografia, como sugere o título, a exposição propõe uma investigação sobre a imagem fotográfica. E, como em toda investigação – como em toda fotografia –, não apenas o quê se olha é importante, mas também a distância do observador e a qualidade da observação. A fotografia convida o público a chegar mais perto e passar mais tempo para ver melhor. Ao mesmo tempo, sugere que devemos desconfiar de qualquer indício, que às vezes o que se busca está além do alcance da visão.
A exposição contará com cerca de 30 imagens dispostas ao longo da galeria com dimensões diversas.
A exposição investiga o processo clássico da realização de vistas e paisagens, mas também de sua desconstrução e desvios, como forma de (re)aprendizado do olhar. Victor Naine começou sua pesquisa em 2013 quando deparou pela primeira vez com processos inaugurais da história da fotografia e foi seduzido pela exigência de desacelerar o ritmo de produção em tempos de excesso de informações. Diante de uma profusão de imagens digitais geradas a cada novo evento, quantas são verdadeiramente transformadoras e memoráveis? Provocado por esse questionamento, debruçou-se sobre o processo lento da fotografia de grande formato, com negativos com de 8×10 polegadas, aprofundando-se nas técnicas tradicionais para em seguida desmistificá-las e subvertê-las, trazendo-as para o campo da fotografia contemporânea.
Curadoria: Rony Maltz
VICTOR NAINE
Graduado em Filosofia (UCP, 2007). Mestre em Estética (PUC-Rio, 2010 – dissertação sobre imagem e crítica em Walter Benjamin) e pós-graduado em Fotografia & Imagem pela IUPERJ / UCAM (2015), onde foi professor de 2015 a 2017. Fotógrafo e editor da empresa I Hate Flash, por quatro anos. Foi diretor de fotografia e roteirista da Mítica Filmes com realizações de três curtas apresentados no Espaço Itaú de Cinema (2014).
RONY MALTZ
Artista visual e professor, doutorando em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ e Mestre em Fotografia pelo ICP-Bard College. Pesquisa e produz livros de fotografias, com obras expostas no Brasil e no exterior. “Vila Autódromo, Rio de Janeiro” ganhou o terceiro prêmio no Fotobookfestival Kassel Awards 2019, da Alemanha, e “Riocites” foi selecionado no mesmo festival e no 10×10 AWAKE, dos EUA, em 2017. Produtor da Feira URCA de Arte Impressa e curador das exposições O Erro, a Rua e {Livros Possíveis}, no Ateliê da Imagem. Atualmente é editor-assistente da Revista ZUM, do Instituto Moreira Salles.
Confirme a presença no evento.