Logo

Mulheres Artistas, Identidade e Fotografia

O curso pretende discutir o trabalho de mulheres artistas que exploraram a fotografia, a foto-performance e a videoarte no momento em que essas linguagens se afirmavam dentro do campo artístico. Colocando-se muitas vezes como pioneiras na experimentação em novos meios, essas artistas abordavam em suas obras questões sobre identidade, intimidade e usos da imagem feminina.

Carga horária

12h

Pré-requisito

Nenhum

Equipamento e material necessário

Nenhum

Objetivo

O curso tem o objetivo de apresentar o trabalho de algumas artistas que, por volta das décadas de 1970 e 1980, utilizaram a fotografia como meio para abordar em sua produção artística questões que perpassavam identidade, imagem e o corpo da mulher e se propõe também como um metafórico laboratório de revelação fotográfica, onde os alunos que desenvolvem trabalhos pessoais poderão “fazer visíveis” suas imagens latentes, apresentando e discutindo seus processos com a turma.

Ementa completa

Divididas em quatro encontros, as aulas partirão do trabalho de duas artistas através de questões que se atravessam, abrindo-se então para conexões com obras de outras artistas. Serão abordados os trabalhos de artistas como Anna Maria Maiolino, Letícia Parente, Cindy Sherman, Francesca Woodman, Ana Mendieta, Helena Almeida, entre outras. 

Aula 1 – Helena Almeida e Anna Maria Maiolino: habitar a fala;
Aula 2 – Francesca Woodman e Hannah Wilke: dentro e fora;
Aula 3 – Cindy Sherman e Ana Mendieta: retratar a mulher;
Aula 4 – Discussão, reunião de referências e apresentação da produção dos alunos.