V Feira URCA de Arte Impressa
Desde 2014, quando produzimos a primeira feira URCA, o evento cresceu: agregou dezenas de colaboradores, circulou o trabalho de centenas de artistas de todo o Brasil e do mundo e fincou a bandeira da arte impressa independente na cena cultural da cidade.
Ao mesmo tempo, a URCA se manteve pequena, um espaço acolhedor onde é possível, em uma tarde de sábado, encontrar as pessoas, conversar com cada expositor e passar mais tempo com os verdadeiros protagonistas: os livros!
Nos últimos anos assistimos a disseminação de novos discursos e práticas do fotolivro, e com eles um levante de novos eventos e editoras de arte impressa em todo país. Temos orgulho de fazer parte desse movimento. Paradoxalmente, a arte independente – que sempre teve vocação para as margens – raramente esteve tão ameaçada. Falamos de ameaças à liberdade de expressão, claro, mas também de ataques, bem menos sutis, aos corpos dos artistas e aos espaços de memória. A V feira URCA de arte impressa acontece sob o signo de incertezas em relação ao futuro. É tentador dizer que são tempos sombrios, mas tudo corre às claras: a cultura e a educação metem medo e devem ser cerceadas; as armas e a religião tornaram-se emblemas nacionais.
Nesse cenário apocalíptico, cabe resgatar o sentido original do nome do bairro que batiza a feira: urca é arca, grande embarcação. Aqui cabe de tudo. Todos para dentro!
Não é o bastante manter a cabeça fora d’àgua. Precisamos flutuar. Precisamos mudar os rumos!
Nesta edição participam os seguintes editores: Vice-Versa. inutensílios poéticos. casa27, Oficina do Prelo, Cuadernitos by Jessie, nano editora, Olívia AF, Priscilla Menezes, Dani Akemi, Risotrip Print Shop Co., Livro Inventado, Grafoteca oficina de imagens, Giaquinta & Ventura, Olho de Gato, quaseditora, Editora Origem, Havaiana Papers, Alessandra Sposetti, Cecilia Pentagna, Cristina Zarur e Marcelo Viotto, Editora nadifúndio, LAB Foto Contemporânea, Bruno Bou, Lucas Gibson, Marcio Menasce e Pedro Amorim.
A produção da feira é da {Lp} press e Ateliê da Imagem, com programação visual de Bernardo Cople e João Paulo Pereira. Colaboração: Ana Luiza Fonseca