Curso
Mãos à Obra: Brincando com Fotos e Livros
Voltado para pequenos grandes artistas (de 8 a 12 anos), o curso “Mãos à obra” propõe dinâmicas e exercícios práticos em que os alunos irão experimentar variadas técnicas analógicas de produção e edição de imagens: fotograma, cianotipia, light painting, fotomontagem, entre outras.
Utilizando suas fotos e trabalhos desenvolvidos em sala, as crianças vão aprender a fazer seus próprios livros de artista, da edição ao acabamento.
Professoras: Claudia Tavares e Daniela Dacorso
Carga horária
18h
Turmas disponíveis
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Pré-requisito
Curso destinado a crianças de 8 a 12 anos.
Equipamento e material necessário
1 dispositivo digital ( celulares, Ipad, câmeras...).
Objetivo
O objetivo do curso é incentivar os alunos a explorar diferentes materiais e visualidades, com processos lúdicos e divertidos, culminando na produção artesanal de publicações autorais, que serão expostos ao final do curso.
Ementa completa
1ª aula
Apresentação dos professores e do curso;
O que é fotografia? Como tudo começou? Brincar com lanternas. Explorar as possibilidades de criação e observação do mundo através da luz e da sombra. Entender e descobrir a luz e suas possibilidades. O significado da palavra Fotografia. Como é fotografar com diferentes luminosidades até o breu total? Qual a relação entre cor e luz? Qual a sensação que as cores causam?
- Apresentação do que é uma câmara escura. Entender o processo de observação da natureza através de um instrumento e não apenas através do olho humano. Depois vamos observar e tirar fotos através de câmeras digitais. Ao final, vamos conversar sobre as diferenças dessas duas possibilidades de observação.
- Criação de uma cena a partir de recortes de revistas. Colagem. Vamos trabalhar composição.
2ª aula
O que é uma matriz negativa? Pensar a imagem com cores invertidas. Criação de negativos para experimentar o processo fotográfico de cianotipia. Processo que produz imagens azuladas e possibilita fazer cópias a partir de contato, quando expostos a uma luz UV.
- Do lado de fora vamos desenhar sombras de árvores e folhas.
- Depois desenhar em folha preta com lápis branco.
- Criar um negativo com transparência e pilot.
- Cianotipia. Com o negativo pronto, vamos fazer nossa 1ª imagem na técnica.
3ª aula
Do escuro à luz. Vamos levar as crianças para dentro do mundo do laboratório em preto e branco. Vamos apresentar o papel fotográfico sensível à luz e os processos para revelá-lo.
- Dentro de uma sala totalmente escura vamos abrir uma grande tela com tinta fotossensível para os participantes criarem imagens momentâneas com o auxílio de flashes e lanternas. Registrar com câmera digital o processo.
- Fazer negativo da própria mão com papel fotográfico e levar para o laboratório para fixar essa imagem.
- Descobrindo o laboratório p/b
-Criar um fotograma com materiais coletados no jardim
4ª aula
Edição: combinando imagens.
- Por meio de um exercício surrealista de edição de imagens, a turma vai trabalhar colaborativamente para produzir um ensaio visual coletivo a partir de fotografias de todos os alunos. Além de trabalhar em grupo, as crianças vão explorar diferentes critérios de pareamento e sequenciamento de imagens, aprendendo a pensar narrativamente.
5ª aula
Apropriações criativas: ressignificando imagens.
- Usando revistas ilustradas e outros materiais impressos como matéria prima, os alunos vão praticar “edição aditiva” e “edição subtrativa”, produzindo dois tipos de publicação: um livro feito a partir de fotomontagens com recortes e desenhos, e outro feito a partir das lacunas deixadas nas publicações recortadas.
6ª aula
Mãos à obra! Fazendo livros do zero, página a página
- Usando apenas folhas em branco e fita dupla face, as crianças vão aprender a fazer a estrutura de um livro, que será então preenchido com os trabalhos produzidos durante as aulas.
- Usando a mesma técnica, eles vão editar um livro de fotografias a partir de suas próprias imagens impressas, seja usando as fotos feitas em sala quanto outras trazidas de casa.
- Ao final da última aula, todos apresentarão o resultado de suas experimentações em uma dinâmica com a presença dos pais e/ou responsáveis.