Quem somos

Fundação

imagem

Patricia Gouvêa

Direção Geral e Artística (1999/2013)

Patricia Gouvêa nasceu em 1973 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Artista visual, trabalha com fotografia, vídeo, instalação e intervenção urbana. Seu trabalho prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, onde a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa. Entre 2005 e 2009 fez parte do coletivo Grupo DOC (Desordem Obssessiva Compulsiva), que promoveu dezenas de ações no Brasil e no exterior. Publicou 2 livros: “Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea” (2011) e Imagens Posteriores (2012), e participou de muitos outros. Foi uma das fundadoras da Agência Foto In Cena (1995/98) e do Ateliê da Imagem (1999), no qual atuou como diretora artística até dezembro de 2013.

Durante seu período no Ateliê, fez a curadoria e programação do Projeto Sexta-Livre, da Galeria do Ateliê e conteúdo dos cursos e workshops. Também é responsável por projetos culturais, consultorias e curadorias realizadas em outros espaços e instituições, tendo idealizado e feito a curadoria do Concurso Foto + | Prêmio Hercule Florence, uma parceria entre o Ateliê e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, com exposições dos selecionados na Casa França Brasil (2006/2007); a exposição Corpimagem (ArtBO – Feira Internacional de Arte de Bogotá, Colômbia, 2008); o seminário Máquinas de Luz: 1o. Fórum das Imagens Técnicas (Cine Glória, 2009 e Ateliê da Imagem, 2012), entre outros.

www.patriciagouvea.com

www.vimeo.com/patriciagouvea

imagem

Simone Rodrigues

Direção Geral e Artística (1999/2007)

Simone Rodrigues é artista visual, educadora e pesquisadora independente. Há mais de 20 anos vem trabalhando com projetos que vinculam produção, ensino e exposições na área de arte e fotografia. Foi sócia-fundadora da Agência Foto in Cena (1994-1998) e do Ateliê da Imagem Espaço Cultural (1999-2007). Durante seu período no Ateliê, fez a curadoria e programação do Projeto Sexta Livre, da Galeria do Ateliê da Imagem e coordenou a programação de cursos e workshops. Desde 2008, é diretora da NAU editora, onde coordena a produção de livros de ciências humanas, arte e fotografia.  É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (desde 2009) e do Ateliê Oriente (desde 2017) no Rio de Janeiro. É mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio, com pesquisa sobre a dupla tradição artística e documental da Fotografia Moderna no Brasil. Paralelamente, dedica-se aos seus projetos autorais, que incluem vídeos, instalações e projetos colaborativos. Já realizou duas exposições individuais e participou de diversas coletivas no Brasil e no exterior. Realizou a pesquisa histórica de resgate da obra A Pintura em Pânico, do artista de Jorge de Lima, com as primeiras fotomontagens produzidas no Brasil. Esta pesquisa rendeu a curadoria da exposição homônima, montada na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (2010). Foi coordenadora dos Encontros de Inclusão Visual do FOTO-Rio – Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (2009-2011). Em 2016, publicou seu primeiro livro autoral com retratos e depoimentos de casais e famílias LGBTQI, intitulado Nomes do Amor.

www.simonerodrigues.com.br

www.nomesdoamor.com

www.apinturaempanico.com.br

www.naueditora.com.br