Quem somos
O Ateliê da Imagem foi fundado em 1999 como um centro de fotografia e em 2004 tornou-se um espaço cultural dedicado também às artes visuais. Em 20 anos de trajetória completados em 2019, consolidou-se como um dos principais espaços dedicados à pesquisa, reflexão e produção da imagem contemporânea no Brasil. A instituição foi fundada pelas fotógrafas Patricia Gouvêa e Simone Rodrigues, que desligou-se da sociedade em 2007. Patricia Gouvêa foi diretora artística da casa até dezembro de 2013, tendo realizado co-gestões com a curadora e pesquisadora italiana Claudia Buzzetti e com a artista Greice Rosa, que permaneceu de 2013 a 2015 à frente do espaço. De 2015 a 2019 a co-gestão foi feita junto à fotógrafa gaúcha Marian Starosta, que atuou como diretora artística e pedagógica da instituição.
Além de funcionar como uma escola livre de imagem com um extenso programa de 58 cursos regulares divididos em 8 Núcleos em sua grade (Clique aqui para saber mais) , tendo sido responsável pela formação de duas gerações de fotógrafos e artistas, o Ateliê atuou como uma produtora cultural que promoveu diversas atividades ao longo de duas décadas.
O Ateliê da Imagem encerrou suas atividades em dezembro de 2019. Que possamos guardar na memória os bons momentos vividos nesta trajetória e nesta casa. Muitas vidas foram transformadas nas salas e corredores do Ateliê da Imagem! Foram cerca de 10.000 alunos; centenas de cursos e workshops programados; 334 Sextas Livres gratuitas*, quase 100 exposições* – coletivas e individuais – na Galeria do Ateliê, muitas delas a primeira individual de artistas que mais tarde se consagraram no meio artístico; 6 edições da Feira Urca de Fotolivros/Arte Impressa; 25 chamadas para a Vitrine; 3 edições das Leituras de Portifólio com acompanhamento e exposição na Galeria do Ateliê como melhor prêmio; fora os projetos realizados fora de nossa sede como a participação como galeria convidada nas edições 2005 e 2008 da ArtBO – Feira de Arte de Bogotá; as 2 edições do Seminário Máquinas de Luz – Fórum das Imagens Técnicas; o projeto 15 MINUTES Exhibition e 15 METERS Exhibition realizados em parceria com o ArtSalon no Festival Paraty em Foco e no exterior e as 2 edições do Concurso Foto +/Prêmio Hercules Florence, realizados em parceria com o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, com exposições na Casa França-Brasil.
(*Dados aproximados de 2004, data de mudança para a sede da Av. Pasteur, até 2019. O registro do que realizamos de 1999 a 2004 na antiga sede desapareceu em um HD queimado…)
Quando começamos esta missão em 1999 a fotografia era uma espécie de “irmã menor” no campo da arte, hoje é uma protagonista valorizada e respeitada; a fotografia era uma área dominada sobretudo por homens, hoje não há dúvida que muitas mulheres se destacam na cena nacional e suas vozes são potências que precisam ser ouvidas como verdadeiros faróis referenciais. Nosso ativismo para fazer da fotografia um campo democrático e igualitário foi um trabalho árduo, insistente e constante, difícil e muitas vezes invisível.
Sempre perseguimos o lema: a fotografia é matéria de pensamento. O Ateliê da Imagem, mais do que uma casa, é uma idéia. Belas idéias não morrem. Elas continuam a reverberar. Muitos ex-alunos e ex-professores fundaram novos espaços em todo o Brasil, uma centelha do Ateliê da Imagem habita em cada um deles.
Este site continua no ar com todo conteúdo disponível, incluindo a biblioteca virtual, com ótimos textos de referência com download gratuito. Esperamos que novos ventos possam abrir um novo capítulo para esta bela história de 20 anos. Que a resistência possa encontrar novas formas de construção!