II Feira URCA de Fotolivros
Salve o livro!
Que o livro é um formato democrático por princípio, nós já sabemos. Com materiais básicos e baixo custo de produção, lançamos ideias mundo afora, em busca do olhar do outro. Como em um encontro-cego, autor e leitor convergem nesse espaço aberto, equidistante de ambos, entre capa e contracapa. E as consequências deste encontro são imprevisíveis; revolucionárias.
Mas: esse espaço é sempre livre e aberto? Que tipo de livros produzimos em nosso tempo? Que livros nos é possibilitado produzir e acessar?
Não à toa, todo regime autoritário, preocupado em cercear liberdades, dedica atenção especial ao livro. Assim, ele já foi proibido, queimado, manipulado, censurado, criminalizado, em nome das mais variadas cartilhas.
Em um momento histórico de exceção, em que a necessidade da vigília não inspira grandes festejos, vamos celebrar – sem pudores! – o livro de fotografia. Salve esse instrumento de poder tão singelo quanto fundamental. Hoje novamente, abracemos os livros como tábuas de salvação (ou parceiros amorosos), que sem eles a vida fica muito mais chata e o buraco, muito mais fundo.
Rony Maltz
Convocamos autores, artistas e editores independentes para a II Feira URCA de Fotolivros, no dia 2/7, no Ateliê da Imagem. As inscrições vão até 10/6.
Convidamos também educadores e coletivos a apresentar propostas de eventos paralelos – dinâmicas, palestras ou workshops – dentro da URCA, que este ano faz parte da programação do FotoRio.
Todo tipo de trabalho é bem vindo, mas a seleção vai privilegiar aqueles que dialogam, direta ou indiretamente, dentro do tema desta edição da feira: DEMOCRACIA.
E mais: o livro ou projeto que melhor desenvolver o tema proposto, votado por todos os participantes durante a feira, ganhará um prêmio especial – um kit de fotolivros exclusivo.
Produção: {Lp} press, Ateliê da Imagem e Livraria Madalena