Curso
Livros de Fotografia: Teorias e Práticas da Arte Impressa
Livros de Fotografia: Teorias e Práticas da Arte Impressa explora as possibilidades artísticas e narrativas do livro de fotografias. O formato impresso será valorizado por sua materialidade (livro-objeto), mas também por seu revolucionário potencial de ser reproduzido e distribuído.
Visitando a(s) história(s) do livro de artista e do fotolivro, vamos debater as técnicas e conceitos envolvendo sua produção, da invenção da fotografia até o atual fenômeno self-publishing, e adquirir ferramentas para publicar por conta própria.
Professor: Rony Maltz
Carga horária
36h
Turmas disponíveis
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Pré-requisito
• Noções de fotografia
• Noções de informática
Equipamento e material necessário
• fita dupla-face
• papel
• osso de dobrar/dobradeira
• faca de corte
• clipes (tipo garra)
• tecido para espinha de livro
Objetivo
Em aulas divididas em 2 partes – teoria e prática –, vamos propor pensar no livro não só como uma tecnologia de informação ou um receptáculo de ideias, mas como uma obra em si, dotada de cheiro, peso, textura. O aluno irá produzir diferentes tipos de livro ao longo das aulas, que culminará na apresentação e discussão crítica desses trabalhos. O curso também inclui participação na próxima Feira Urca de Fotolivros no Ateliê da Imagem, onde todos poderão expor, trocar e vender seus livros recém produzidos.
Ementa completa
Aula 1
1. Introdução: apresentações e discussão da ementa: cronograma e proposta para o curso, materiais necessários, bibliografia sugerida, links úteis e trabalhos finais.
• Livro “tofu” (dummy) • Zine
2. Das paredes das cavernas ao Blurb: brevíssima história do livro impresso
2.1. Antes da Historia: indices e ideogramas;
2.2. A “invenção do tempo” com o alfabeto e a escrita linear (Flusser); imagem (ícone) x texto (símbolo);
2.3. Das sociedades orais a tribo global (McLuhan);
2.4. A Revolução será publicada: a imprensa de Gutemberg;
2.5. Reprodutibilidade e a perda da “aura” (Walter Benjamin);
2.6. Impressão fotoquímica > Impressão offset > Impressão on demand.
3. Tofu (dummy): aprendendo a fazer um livro com folhas A4 e fita dupla-face – aula prática
• próxima aula: trazer folhas em branco, fita dupla-face e estilete; jornais e revistas, tesoura e cola.
Aula 2
“Qualquer cretino faz uma boa foto. Tudo nasce na edicao das imagens.” - Miguel Rio Branco
1. Livro com fotos x Livro de fotos: narrativas visuais de Robert Frank, Claudia Andujar, Martin Parr, Daido Moryiama, Miguel Rio Branco, Alec Soth, Paul Graham
“A fotografia é somente uma ferramenta para realizar a obra, que é o livro” - Ed Ruscha
2. O livro como obra de arte
2.1. O primeiro fotolivro: “O Lápis da Natureza” de William Fox-Talbot;
2.2. Livre d'artiste x Livro de artista – Mallarme, Broothaers, Duchamp, Dieter Roth, Artur Barios;
2.3. Ed Ruscha e seus 26 postos de gasolina: o fotolivro conceitual.
3. Exquisite Corpse
4. Comecando a editar o livro Tofu em sala
• próxima aula: enviar foto para dinâmica de Exquisite Corpse; pensar conceito para livro Tofu
Aula 3
1. A enciclopedia, o arquivo: trabalhos de Gerhard Richter, Hans Peter-Feldman, Grupo “Atlas” (Walid Raad), Adam Broomberg & Chanarim, Cristina de Midel, Archive of Moders Conflict, Joachim Schmid, Rosângela Rennó, Doug Rickard
2. Exercício de edição com revistas e jornais - Edição aditiva/subtrativa
• próxima aula: trazer o livro Tofu em progresso (fotos impressas) para trabalho de edição em aula.
AULA 4 – no estúdio da {Lp} press
1. Fotolivros contemporâneos
1.1. O “documental conceitual” (conceptual documentary);
1.2. Serie x Sequencia; interpretação (semiótica) x fenomenologia;
2. Consultas individuais sobre os projetos; discutindo o conceito e editando o livro Tofu
2.1. Exercício: fotos dos livros
• próxima aula: trazer arquivos digitais para trabalho no Adobe InDesign
Aula 5 (sala de computadores)
1. Pequena historia do fotolivro independente (ZINES!)
1.1. Vanguarda russa, dada; Neovanguardas, Fluxus;
1.2. Contracultura pre-internet: submundos da arte impressa 3. Exemplos diversos de zines e fotolivros auto-publicados.
2. Self-publish: do click a página (1/2) – aula prática (computadores)
1. InDesign básico
2. Importando arquivos
3. Diagramação no InDesign
• próxima aula: trazer arquivos digitais (zines em progresso)
Aula 6 (sala de computadores)
1. Cheiro de livro
1.1. a dimensão háptica;
1.2. tipos e características de papel.
2. Tecnica de criar livro dentro do livro (no tofu): hyperlinks e mise em abymes
3. Self-publish: do click a página (2/2) – aula prática (computadores)
3.1. Continuação da edição no InDesign;
3.2. Preparação do arquivo digital;
3.3. Impressão em PostScript > PDF.
• proxima aula: trazer arquivos impressos (zines e tofu em progresso), fita, faca e dobradeira
Aula 7
1. Faca-você-mesmo (DIY);
1.1. Blurb, Lulu, Asuka: os principais serviços de impressão on-demand;
1.2. Onde no Brasil: papel, impressão, finalização.
2. Finalização do zine
2.1. Canoa costurada ou grampeada;
2.2. Técnicas de costura;
2.3. Trabalho no tofu (criação de livros dentro dos livros e narrativas paralelas);
2.4. Debate critico dos trabalhos em progresso;
• próxima aula: trazer projetos de zine(s) de progresso.
Aula 8
1. Texto/Imagem;
2. Hibridismos (livro de fotografias/cinema/poesia/literatura): Sebald, Teju Cole, Barbara Kruger, Philip Lorca dicorcia, João Castilho, Safran-Foer...;
3. Orientação dos projetos de zines
• próxima aula: trazer zine(s) e tofu(s) em progresso para trabalho e finalização em sala.
Aula 9
1. Mercado de arte impressa
1.1. Expor, vender, trocar e só começar;
1.2. Quanto vale? - Precificando seu livro;
1.3. As principais feiras, livrarias e editoras independentes no Brasil e no mundo 4. Os editais, prêmios, concursos e festivais.
2. Trabalho em sala finalizando livro tofu e zines
2.1. Atendimento para dúvidas/consultas;
2.2. Discussão crítica individualizada dos trabalhos finais;
• próxima aula: trazer zine(s) e tofu(s) em progresso para trabalho e finalização em sala.
Aula 10
1. Curadoria
1.1. O livro como espaço expositivo; espaço expositivo de livros;
1.2. Exposições de livros de fotografias.
2. Apresentação do fluxo de trabalho em um projeto de livro: da boneca a edição final
3. Trabalho em sala finalizando livro tofu e zines
3.1. Atendimento para duvidas/consultas;
3.2. Discussão crítica individualizada dos trabalhos finais
• próxima aula: trazer ao menos 2 livros feitos com os métodos ensinados: tofu e zine
Aula 11
1. Apresentação dos trabalhos finais & debate critico coletivo (parte 1)
Aula 12
1. Apresentação dos trabalhos finais & debate critico coletivo (parte 2) 2. Confraternização com escambo de zines